Cada um de nós tem uma mania, que perceptível ou não, foi desenvolvida ao longo de nossos cotidianos.
Os arquitetos, em particular, possuem alguns hábitos que são facilmente de listar e que vieram à tona como forma de relaxar, como uma maneira de trabalhar seu processo criativo ou revelando sua identidade mesmo. Repare:
Tocar nas coisas para sentir a textura: É quase incontrolável passar as mãos em pilares, objetos, paredes para sentir a textura e entender o material que poderá usar em seus próximos projetos.
Rabiscar em qualquer papel ou guardanapo: O gosto para explicar tudo desenhando é em qualquer lugar e em qualquer circunstância, mesmo que não seja algo relacionado à arquitetura.
Fazer viagens pensando nos marcos arquitetônicos: Mesmo para quem não é arquiteto, conhecer os lugares famosos é uma curiosidade. Mas para eles, é fonte de inspiração e conhecimento.
Ter sempre trena e lapiseira: Andar com essas ferramentas de trabalho já virou parte integrante do bolso. Além disso, arquitetos têm costume de comprar lapiseiras, mesmo sem estar precisando. É uma felicidade possuir várias.
Muitas pausas para o café: Sendo o “oxigênio” para os arquitetos, o café é bom para a produtividade e para um breve descanso para novas ideias.
Analisar os detalhes onde chega e medir os espaços com os olhos: Observar as construções e tentar adivinhar as dimensões dos lugares é inevitável e ao mesmo tempo prazeroso.
Fotografar edifícios e construções, mais que de si: Essas fotos viram um grande repertório de referências.
Comparar-se com os reality shows de arquitetura e decoração: Assistir a programas de construção ou decoração e achar os processos e clientes muito diferentes da realidade.
Buscar alinhar tudo: Normalmente, arquitetos são muito organizados e têm mania de ordenar e alinhar tudo.
Seja uma obsessão maluca ou um capricho sutil, os arquitetos trazem trabalhos surpreendentes para conquistar nossos olhos e desejos.
Nagamine Arquitetura
Arquitetura Feita do Seu Jeito Fonte: galeriadaarquitetura.com.br