Entendendo os processos arquitetônicos

 

Toda construção precisa de um bom projeto de arquitetura!

Então, para que tudo seja bem executado e as necessidades e os desejos estejam em perfeita harmonia, é necessário seguir um passo a passo.

Não é regra que todo arquiteto siga nessa ordem, mas o importante é saber que há um processo para organizar as ideias antes da obra começar. Confira:

  1. Levantamento do briefing: Isto é, uma entrevista para entender as necessidades, os gostos, como o cliente pretende usar os espaços, o que gostaria de ter e etc.
  2. Levantamento arquitetônico: Conhecer pessoalmente o local para visualizar o ambiente, realizar medições gerais da infraestrutura e registrar com fotos.
  3. Pré-projeto: Nessa etapa, iniciam-se os croquis, ou seja, esboços no papel para que se possa entender como os ambientes e as obras ficarão antes do projeto final. Depois, é feita a planta baixa com desenhos mais complexos para analisar as possibilidades e dimensões. Para que as estruturas sejam mais bem compreendidas, surgem os modelos 3D, dando vida ao projeto.
  4. Projeto legal: Com a validação do pré-projeto, há o momento de iniciar os cálculos, sendo necessários outros especialistas, como engenheiros e calculistas.
  5. Entrega e Aprovação: Por fim, a proposta é entregue. Atenção, porque há determinados tipos de estruturas que necessitam de aprovação da prefeitura. Seguindo cada uma das etapas, mãos à obra! Sua construção estará segura e dentro dos propósitos desejados, daí a importância de profissionais e especialistas na área.
Venha conhecer a metodologia Nagamine Arquitetura e personalize seus projetos.

Nagamine Arquitetura

Arquitetura Feita do Seu Jeito